Identificação das necessidades formativas
Programa Nacional Saúde Escolar - procedimentos para preenchimento dos anexos (PSI)
Otimização dos registos no SClinico
Atividade 1 - Sensibilização dos profissionais de saúde sobre "Prevenção de Ulceras" e "Prevenção de Quedas no Idoso"
Template em uso: Formacao Interna - Equipa Multiprofissional
Descrição: A Incidência e prevalência das úlceras de pressão constituem um problema atual das nossas comunidades, constituindo uma área de intervenção prioritária e um desafio constante para os profissionais de saúde, acarretando estas, elevados custos quer a nível psicossocial como socioeconómico, para o individuo, família e comunidade.
Nas pessoas com mais de 65 anos, os acidentes fatais percorrem todo o espectro de causas, no entanto, as quedas, são o problema mais frequente neste grupo etário.As quedas são a principal causa de morte por trauma nas pessoas com 65 ou mais anos, podendo conduzir a outras consequências graves como fraturas de fémur, traumatismos cranianos e lesões detecidos moles (NICE, 2004; NCPS, 2004; Rubenstein, 2006; Morse, 2009).
Objetivos: Sensibilizar os profissionais de saúde sobre ambas as temáticas
Motivar os profissionais de saúde para uma atitude de prevenção nestes problemas de Saúde do Idoso
Formador (Nome ou Identificação)
Localização
Destinatários:
Cronograma (Quando ocorre)
2018 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
2019 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
2020 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Descrição |
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Formação Profissional |
Indicadores associados (não obrigatório)
Outros indicadores/Métricas (não obrigatório)
Problemas
Atividade 2 - Lesões da unha do Pé Diabético
Template em uso: Formacao Interna - Equipa Multiprofissional
Descrição:Uniformização de técnicas e procedimentos relativamente aos cuidados ao utente Diabético na área do Pé com alterações na unha, Onicomicoses, Onicocriptoses e Onicogrifoses.
Objetivos: Melhorar procedimentos entre os profissionais de saúde relativamente ás lesões da unha do Pé Diabético.
Destinatários: Médicos e Enfermeiros
Duração: 60'
Formador (Nome ou Identificação)
Localização
Destinatários:
Cronograma (Quando ocorre)
2018 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
2019 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
2020 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Descrição |
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Formação Profissional |
Indicadores associados (não obrigatório)
Outros indicadores/Métricas (não obrigatório)
Problemas
Atividade 3 - I Encontro de UCC do ACES PIN - " CUIDAR NA COMUNIDADE... QUE DESAFIOS?"
Template em uso: Formacao Interna - Equipa Multiprofissional
As Unidades de Cuidados na Comunidade e os Orgãos de Gestão do ACES Pinhal Interior Norte propuseram-se organizar o I Encontro das UCC numa perspetiva de dar alguma visibilidade das atividades desenvolvidas pelas 12 Unidades dos 14 concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde. Momento de partilha de conhecimentos entre profissionais de saúde e comunidade. O local para a realização do Encontro foi Arganil, no dia 22 de março.
Formador (Nome ou Identificação)
Localização
Destinatários:
Cronograma (Quando ocorre)
2018 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
2019 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
2020 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Descrição |
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Formação Profissional |
Formação Profissional |
Indicadores associados (não obrigatório)
Outros indicadores/Métricas (não obrigatório)
Problemas
Atividade 4 - Sinais de Alerta no Desenvolvimento da criança dos 0-6 anos
Template em uso: Formacao Interna - Equipa Multiprofissional
Descrição: Progressivamente, foi aumentando a noção da multiplicidade de fatores que podem interferir no desenvolvimento da criança e adquirindo uma maior capacidade de discernir estes diferentes aspetos e patologias. Da noção básica de que havia um «atraso do desenvolvimento psicomotor» ou «atraso na fala», foi-se progredindo para um melhor conhecimento das diferentes áreas: a motricidade global, a motricidade fina , os sentidos, a linguagem, a cognição não verbal, o raciocínio prático, o comportamento, as emoções, as competências sociais e a autonomia. O desenvolvimento é um processo em constante evolução, que depende essencialmente do crescimento e diferenciação do sistema nervoso central e no qual há uma interação contínua da criança com o mundo que a rodeia. Apesar das grandes variações interindividuais, que tornam difícil a definição exata dos padrões de normalidade, as aquisições processam-se sempre de uma forma uniforme e sequencial nas diversas áreas, portanto, de uma forma previsível. Como características gerais do desenvolvimento, podemos dizer que, para além de ser um processo contínuo, em que se utilizam "etapas" como pontos de referência para facilitar a sua descrição, ele é global, com as suas diferentes áreas relacionadas e dependentes de influências comuns e, muito importante, cada criança é única. O profissionais de saúde têm um papel fundamental no acompanhamento das aquisições do desenvolvimento que deverá ser um processo flexível, dinâmico e contínuo, à semelhança do próprio processo maturativo da criança, para a deteção/identificação precoces de desvios/sinais de alerta/alterações de desenvolvimento em idades chave e na orientação atempada para uma intervenção eficaz. De referir que das crianças acompanhadas pela Equipa Local de Intervenção, no âmbito do SNIPI, só 8% foram referenciadas pelas equipas de saúde, expressando uma baixa taxa de referenciações, sendo considerado parceiro privilegiado dada à sua importância na vigilância do desenvolvimento da criança e também na oportunidade de identificar precocemente fatores de risco que possam comprometer o bem estar da criança/família. É consensual que a deteção precoce de atrasos ou anomalias no desenvolvimento é fulcral, tanto na medida em que permite uma intervenção imediata, precisa e com maior probabilidade de sucesso, como propicia um acompanhamento ao longo do tempo da criança, monitorizando progressos e aferindo-se estratégias de intervenção junto da mesma. É neste âmbito que se propõe a sessão "Sinais de Alerta no Desenvolvimento da criança dos 0- 6 anos".
Objetivos:
- Reconhecer/ identificar os indicadores/fatores de risco que podem comprometer o desenvolvimento da criança;
- Sensibilizar para a importância da deteção precoce dos sinais de alerta;
- Promover a mudança no âmbito da sinalização atempada de crianças expostas a fatores de risco que comprometem ou podem vir a comprometer o desenvolvimento da criança;
- Reforçar a importância da Equipa Local de Intervenção do SNIPI.
Formador (Nome ou Identificação)
Localização
Destinatários:
Cronograma (Quando ocorre)
2018 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
2019 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
2020 | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Descrição |
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Formação Profissional |
Indicadores associados (não obrigatório)
Outros indicadores/Métricas (não obrigatório)
Problemas
Metodologia de Avaliação - Formação da Equipa Multiprofissional
Numerador (previsão) | Denominador (previsão) | Meta Contratualizada (previsão) | |
---|---|---|---|
% Reuniões formativas / total das reuniões | |||
% Ações de formação realizadas / total das ações de formação programadas | |||
% Formações externas partilhadas em reunião / total formações externas frequentadas |
N.º de profissionais da equipa (previsão) (c) | Nº reuniões formativas (previsão) (B) | Nº total de presenças (previsão) (A) | Meta Contratualizada (A/(BxC)) | ||
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% Profissionais envolvidos por cada grupo profissional (enquanto formandos) | Médicos | ||||
Enfermeiros | |||||
Secretários Clínicos | |||||
Outros Profissionais |
Cronograma
Sensibilização dos profissionais de saúde sobre "Prevenção de Ulceras" e "Prevenção de Quedas no Idoso" | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Lesões da unha do Pé Diabético | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
I Encontro de UCC do ACES PIN - " CUIDAR NA COMUNIDADE... QUE DESAFIOS?" | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Sinais de Alerta no Desenvolvimento da criança dos 0-6 anos | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Sensibilização dos profissionais de saúde sobre "Prevenção de Ulceras" e "Prevenção de Quedas no Idoso" | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Lesões da unha do Pé Diabético | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
I Encontro de UCC do ACES PIN - " CUIDAR NA COMUNIDADE... QUE DESAFIOS?" | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Sinais de Alerta no Desenvolvimento da criança dos 0-6 anos | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Sensibilização dos profissionais de saúde sobre "Prevenção de Ulceras" e "Prevenção de Quedas no Idoso" | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Lesões da unha do Pé Diabético | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
I Encontro de UCC do ACES PIN - " CUIDAR NA COMUNIDADE... QUE DESAFIOS?" | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
Sinais de Alerta no Desenvolvimento da criança dos 0-6 anos | J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |