Início

Perguntas Frequentes

O ​que é o BI-CSP?

O BI-CSP é uma solução para a governação clínica e saúde nos cuidados de saúde primários, composta por 3 componentes:​​

  1. Portal (de acesso público e privado)
  2. Ferramenta para submissão dos planos de ação das UF (PAUF)
  3. BI Self-service (Portal Power BI)​


A quem está disponível o BI-CSP?

O BI-CSP possui duas áreas: uma de domínio público e uma privada.

A área privada do portal, o PAUF e o BI Self-service estão disponíveis aos profissionais dos Cuidados de Saude Primários.


Como acedo às várias componentes da solução?

O acesso à área autenticada do portal é efetuado através do login com a conta institucional (Office 365).  Assim sendo, o seu registo no sistema RHV deve estar devidamente preenchido com os seguintes elementos:

  1. E-mail institucional Office 365
  2. Função
  3. Local CSP

​O acesso à plataforma para a submissão dos planos de ação é efetuado na área autenticada do portal, através da opção Planos de ação, no menu Contratualização.

O acesso ao BI Self-service (portal Power Bi) é efetuado na área autenticada do portal, através da opção BI Self-service, apresentada no menu.



Não tenho acesso à área autenticada no BI-CSP.

Valide no sistema RHV se o seu registo de e-mail institucional Office 365, função e o local CSP estão corretamente preenchidos.

Caso estejam incorretos (e só neste caso) deverá abrir um pedido no Centro de Suporte da SPMS, através do endereço servicedesk@spms.min-saude.pt, identificando os seguintes elementos:

a) O seu e-mail Office 365, categoria profissional e função. 

b) ​​A entidade (UF/ACES/ARS) à qual deve ter acesso. ​

c) A componente do BI-CSP à qual não tem acesso  
  1. Portal, área autenticada
  2. Ferramenta para submissão dos planos de ação das UF (PAUF)
  3. BI Self-service (Portal Power BI)


O meu acesso autenticado é incorreto

Valide no sistema RHV se o seu registo de e-mail institucional Office 365, função e o local CSP estão corretamente preenchidos.

Caso estejam incorretos (e só neste caso) deverá abrir um pedido no Centro de Suporte da SPMS, através do endereço servicedesk@spms.min-saude.pt, identificando os seguintes elementos:

a) O seu e-mail Office 365, categoria profissional e função. 

b) A entidade (UF/ACES/ARS) à qual deve ter acesso. 

​ c) A componente do BI-CSP à qual o acesso se encontra incorreto  
  1. Portal, área autenticada
  2. Ferramenta para submissão dos planos de ação das UF (PAUF)
  3. BI Self-service (Portal Power BI)


Como posso editar a página da minha entidade?

​Para ter acesso à informação editável da página da sua entidade, necessita estar autenticado, e possuir perfil de editor.

Quem determina o perfil de edição no portal e no PAUF  é o Coordenador de cada UF (ao nível das UF), Diretor Executivo do ACES (ao nível dos ACES) e os responsáveis do Departamento de Contratualização e Equipa Regional de Apoio (ao nível das ARS). Desta forma, será disponibilizado aos mesmos, na área autenticada do portal BI-CSP, um menu de administração para a gestão de perfis de cada nível da hierarquia.

Até à data da sua disponibilização, os pedidos de alteração dos perfis deverão ser encaminhados pelos elementos supra referidos, ao Centro de Suporte da SPMS, através do endereço servicedesk@spms.min-saude.pt, com identificação dos seguintes elementos dos profissionais a quem é pretendido alterar o perfil:


Nome da ARS

Nome do ACES

(caso se aplique )

Nome da UF

(caso se aplique )

Nome do profissional

Cédula prof.

(caso se aplique)

ProfissãoFunção que ocupa na instituiçãoE-mail Office 365 do profissional
        



A informação na página da minha entidade/local não está correta e, com o meu perfil de edição, não consigo alterar

Deverá abrir um pedido no Centro de Suporte da SPMS, através do endereço servicedesk@spms.min-saude.pt, identificando os s​eguintes elementos:

a) O seu e-mail Office 365, categoria profissional e função

b) A entidade (UF/ACES/ARS) respetiva.

c) A componente do BI-CSP onde os dados estão incorretos:

  • Na ferramenta dos planos de Ação qual a opção e a área de informação.
  • No Portal qual a página/separador e, dentro deste, qual a área de informação.
  • No BI self-service qual o modelo de dados e, dentro deste, qual a tabela dos dados.


No portal, não consigo visualizar corretamente os relatórios Power BI

Deverá abrir um pedido no Centro de Suporte da SPMS, através do endereço servicedesk@spms.min-saude.pt, identificando os seguintes elementos:

  • As páginas onde os relatórios não são apresentados
  • O sistema operativo, browser e a versão que está a ser utilizada.


Quais os requisitos minímos para um correto funcionamento do portal?

Para que possa ter uma boa experiência de navegação no portal BI-CSP, recomendamos a seguinte utilização:

Browser/NavegadorVersão mínima suportadaVersão recomendada
Google Chrome53Última versão
Mozilla Firefox50Última versão
Microsoft Edge12Última versão
Microsoft Internet Explorer11Última versão
Safari em Macintosh9Última versão
Safari em WindowsNão suportado​Não suportado



Não tenho licença  Power BI Pro. Como pedir?

  1. Procedimentos para o pedido de atribuição de licença Power BI PRO, para os CSP 
 
a) Os pedidos para atribuição de licenciamento Power BI Pro só podem ser efetuados pelo Coordenador da UF,​​ ​ Director Executivo do ACES  ou departamento de informática da entidade.

b)  Ficará disponível, na área autenticada do portal, um menu de administração que irá permitir aos elementos supra referidos efetuar as atribuição e alterações de licenças, assim como a disponibilização da taxa de utilização de cada profissional com licença Power Bi Pro.

c) Enquanto o menu de administração não for disponibilizado, os pedidos de atribuição e alteração de licenças Power BI Pro deverão ser encaminhados pelo Coordenador da UF, ou pelo Presidente do Concelho Clínico do ACES ou departamento de informática da entidade para o Centro de Suporte da SPMS, através do endereço servicedesk@spms.min-saude.pt.

d) Ao ser submetido, o pedido deve incluir obrigatoriamente a informação apresentada na tabela seguinte. Após validação dos dados enviados, a SPMS dará seguimento ao pedido.

Nome da ARS

Nome do ACES

(caso se aplique )

Nome da UF

(caso se aplique )

Nome do profissional

Cédula prof.

(caso se aplicque)

ProfissãoCargo que ocupa na instituição
  
    



           2. Politica de atribuição de licenças Power BI PRO, para o CSP


a) O licenciamento apenas será atribuído ao profissional, e não a contas de serviço da UF. Este licenciamento será para utilização exclusiva do profissional e não deverá ser partilhado.
 
b) Numa primeira fase, serão garantidas licenças Pro aos Coordenadores das Unidades Funcionais dos CSP do tipo USF-A, USF-B, UCSP, UCC, URAP, USP e Presidentes dos Concelho Clínicos dos ACES.
 
c) Se algum dos profissionais indicados no ponto anterior pretender delegar a sua licença noutro colaborador, pode solicitar a alteração usando o processo indicado no ponto 1 desta FAQ (Procedimentos para o pedido de atribuição de licença Power BI PRO, para os CSP), fazendo referencia à troca e indicando obrigatoriamente quem é o utilizador que cede a licença.
 
d) Numa fase posterior, e desde que devidamente fundamentada a necessidade, poderá ser atribuído licenciamento adicional a outros profissionais. Caberá sempre à SPMS, enquanto gestora do licenciamento, decidir a atribuição do licenciamento.
 
e) A atribuição deste licenciamento aos profissionais só será válida enquanto executarem as funções que os elegem para o receber. A cessação destas funções implica a perda imediata do direito da sua utilização.
 
f) Sempre que for verificada a não utilização da ferramenta de Power BI Pro pelos profissionais, por um período ainda a definir, a SPMS poderá retirar-lhes o licenciamento. Este procedimento enquadra-se na gestão responsável dos recursos no SNS e na garantia de que o licenciamento está atribuído a quem, efetivamente, utiliza a ferramenta de BI.